História da paróquia

        No dia 02 de Janeiro de 2005 a Capela de Santa Maria dos Anjos do Parque Vitória Régia tornou-se Paróquia da Arquidiocese de Sorocaba.

 

Inicio da Comunidade:

        No dia 11 de novembro de 1982, teve inicio o apostolado no Parque Vitória Régia. Neste ano, Frei Benjamim Ansolim, OFM, propôs a Fraternidade Santa Maria dos Anjos, da Ordem Franciscana Secular, cuidar da comunidade nascente neste bairro, pois a Paróquia de Santa Rita cuidava na época de 14 comunidades, contando apenas com dois frades franciscanos, Frei Benjamim e Frei Cuniberto e o Diácono Osvaldo Bistão. O Conselho da fraternidade aceitou o desafio e a partir de então foi iniciando um trabalho que durou 8 anos, até que a  comunidade pudesse caminhar sozinha.

        O primeiro passo foi visitar todas as casas do bairro que ainda tinham ruas de terra, para conhecer e conversar com os moradores, conviadando-os a participar das missas, celebrações e catequese. Todos os membros da fraternidade participaram dessa primeira fase de evangelização. Por causa do grande numero de capelas sob os cuidados dos franciscanos, Frei Benjamim só podia celebrar uma missa por mês no Parque Vitória Régia. Nos outros domingos havia a celebração da Palavra pelos Ministros Milton Luiz Tozi e Argemiro Pereira de Brito, ficando a catequese sob responsabilidade de José Sidnei Nazato, todos três membros da fraternidade. Como ainda não havia um templo ou salão, as celebrações e a catequese eram realizadas debaixo de uma parreira de maracujá. Isso durante um ano e meio, até que uma tempestade derrubou a parreira. Então foi construída uma paliçada coberta por um encerado de plástico para abrigar o povo que participava tanto nas celebrações e catequeses, mas também aos poucos foi se deteriorando com ação dos ventos e chuvas.

        Depois de muita luta foi e perseverança da comunidade foi adquirido um terreno para construção da capela.

        Dia 03 de março de 1985, com a celebração de uma Missa por Frei Benjamim, foi plantado um cruzeiro no terreno marcando o inicio da construção da capela e a comunidade escolheu Santa Maria dos Anjos como padroeira. Esta celebração foi ao ar livre, pois a cobertura improvisada para abrigar o povo foi arrancada por uma tempestade pouco antes do inicio da missa. Então, começou o grande esforço para a construção da capela que duraram vários anos. Os franciscanos seculares e os moradores do bairro se uniram para conseguir os tijolos necessários. A quem doasse um tijolo, os franciscanos se comprometiam a rezar uma Ave-Maria em intenção ao doador. Um grupo de católicos da cidade, liderado por José Luiz de Carvalho, fazia campanha para arrecadar cimento e ferro.

        No dia 02 de agosto de 1987 foi inaugurada a capela. Houve uma procissão pelas ruas do bairro e às 17h foi celebrada a missa por Frei Felix Feger, então pároco de Santa Rita e Frei Benjamim que veio participar da festa.

        Com o inicio das obras, os ministros Milton e Argemiro ficaram mais voltados para a construção, deixando a celebração da palavra e a catequese com José Sidnei que permaneceu nesta função durante seis anos, quando a comunidade começou a caminhar com Ministros da Eucaristia e catequistas da própria comunidade. Nesta época (1990) já era pároco de Santa Rita o Pe. Tadeu Rocha Moraes e vigário Pe. Adelar Picin.

Foram anos de muita luta e trabalho, mas também de muita alegria pelos irmãos e irmãs que foram e continuam sendo evangelizados no Parque Vitória Régia.

        No segmento do espírito missionário de São Francisco, os franciscanos seculares sentem-se muito alegres e gratos por terem sido instrumentos de Deus nesta obra que é Dele.

 

Santa Maria dos Anjos rogai por nós!